Receita de Peixe à Chef Rui Paula no Forno Retigo

Mais uma vez, a Biporto foi até ao maravilhoso restaurante Doc – Janelas sobre o Douro –  onde teve o privilégio de assistir à elaboração de mais um prato confecionado pelo chef Rui Paula, chef que conquistou recentemente o prémio de “Chef do Ano de 2020” e a Segunda Estrela Michelin para a sua Casa de Chá da Boa Nova.

O Chef Rui Paula escolheu o Forno Inteligente da Retigo para o seu restaurante e exemplificou-nos de perto como o usa para confecionar as suas delicadas e maravilhosas receitas. Desta vez foi possível observar outra funcionalidade do forno em ação, a função de convecção, constatando que é de facto “um forno muito versátil” sublinha o chef.

 

 

Desta vez o prato confecionado foi Peixe Cherne com Molho de Fricassé. Um prato que nos preenche com sabores caseiros, intensos e que nos fazem viajar até ao mar. O DOC, refere o chef, “aposta em comidas com muito paladar”, algo que é muito valorizado pelo próprio e também pelos seus clientes, sendo este prato o espelho disso.

Atento a cada pormenor e conjunção de sabores, este prato compõem-se em: Puré de Batata e Legumes que vai entrar no centro do prato, uma cebolada que dará o toque caseiro e cheio de sabores intensos ao mesmo, uma posta de peixe cherne confecionado no forno inteligente da Retigo de forma a coloca-lo no ponto certo a servir, molho a óleo, tomate no topo do peixe acompanhado de carabineiro (ou também conhecido por camarão vermelho), alface do mar – “uma alga muito especial” explica o chef -, celicórnia (um tempero salgado), folhas de coentros e para terminar o prato adiciona um molho de fricassé em espuma. Uma verdadeira expulsão de sabores do mar!

 

No terminar deste prato, o chef Rui Paula garante que o Forno Inteligente da Retigo é o seu melhor aliado na cozinha, citando ser um grande companheiro, porque das coisas mais importantes que pode haver é o peixe estar sempre no ponto e ele – o forno – consegue fazer isso!”

Assista à confeção e elaboração de todo este prato no vídeo em baixo.

 

FOrnos inteligentes retigo